quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Abuso de autoridade e racismo na USP: PM agride estudante negro

artigo original em: www.midiaindependente.org
No dia 09/01 a Policia Militar a pedido da reitoria da USP compareceu mais uma vez ao espaço estudantil "DCE Ocupado"(espaço este ocupado em 2009 após a reitoria afirmar que a autonomia desse espaço não seria mais dos estudantes). A fim de fechar o prédio sobre a alegação de uma reforma sem data marcada.
Na atuação o tenente André age com abuso de autoridade, agredindo um estudante negro; o joga no chão e chega a sacar sua arma contra o estudante desarmado.
Após o fato, o tenente retira a sua identificação, afirma que não fez nada de errado e em tom de deboche fala "Você está me provocando? Vai fazer denúncia. Vai fazer denúncia".
Essa atuação da policia não foi a primeira desse ano, na semana passada, dia 05/01, a guarda universitária junto com a PM esteve no prédio onde efetuou a retirada de vários objetos (duas geladeiras, um freezer, discos de vinil, vitrola...) sem a notificação dos estudantes
Toda a mobilização realizada pelo estudantes contra a Policia Militar dentro do campus em 2011 se reflete nesses dois vídeos. Mostra uma atuação arbitraria, remontando a mesma lógica que a policia aplica nas favelas e morros brasileiros.
VER VIDEO: http://www.youtube.com/watch?v=iNAolrMSioU&feature=g-all-u&context=G259ad2fFAAAAAAAABAA

Nenhum comentário:

Postar um comentário